A 8ª Feira do Queijo de Autazes será realizada entre os dias 3 e 6 de julho, na comunidade do Novo Céu celebrando o reconhecimento internacional do queijo artesanal amazonense. O evento conta com investimento superior a R$ 300 mil do Governo do Estado, por meio da Sepror (Secretaria de Produção Rural).
Realizada pela Associação dos Produtores Rurais do Novo Céu e Autaz Mirim (Apcam), em parceria com a Prefeitura de Autazes, a Feira do Queijo de Autazes valoriza os produtores locais e movimenta a economia regional. Além da tradicional comercialização de queijos e derivados, o evento promove concursos voltados à produção leiteira e à sanidade animal, com participação técnica da equipe da Sepror.
Premiação nacional impulsiona valorização do queijo de Autazes
A realização da feira ocorre poucos dias após o Amazonas brilhar na ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards, onde a Queijaria Tradição D’Lourdes, de Autazes, conquistou três ouros com o queijo coalho de búfala, com a mistura de leite bovino e de búfala, e com a ricota. O desempenho reforça a identidade e qualidade dos laticínios da região.
Para a produtora Leane Figueiredo, responsável pelos queijos premiados, o reconhecimento é reflexo de uma trajetória de dedicação e melhoria contínua. “É uma honra representar nossa terra e mostrar que o Amazonas também tem excelência no setor de laticínios”, declarou.
Programação une negócios, cultura e tradição
A Feira do Queijo de Autazes oferece uma programação variada, com rodeios, corrida de cavalos, concurso da rainha da feira, apresentações musicais, espaço gastronômico, área kids e, claro, uma vitrine de produtos locais. Além de impulsionar o turismo rural, o evento fomenta negócios e fortalece a agricultura familiar.
Segundo a Sepror, Autazes abriga a maior bacia leiteira do Amazonas, com cerca de 90 mil bovídeos, e tem se consolidado como referência nacional na produção de queijos artesanais.
Social Plugin