6/Polícia/ticker-posts

Ad Code

Projeto Rondon no Careiro da Várzea leva mais cidadania


O município de Careiro da Várzea, na região metropolitana de Manaus, está sendo palco de uma mobilização cidadã de grande impacto social. Entre os dias 13 e 24 de julho, estudantes e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desembarcaram na região para desenvolver ações do Projeto Rondon no Careiro da Várzea, dentro da “Operação Amazonas”, promovida pelo Ministério da Defesa.

Ao longo de duas semanas, os rondonistas realizam uma série de cursos, oficinas e palestras gratuitas voltadas para diversas comunidades do município. As atividades abrangem oito frentes estratégicas: educação, saúde, assistência social, meio ambiente, produção rural, pesca, turismo e cultura, sempre com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e a valorização do conhecimento local.

A programação está sendo descentralizada e itinerante, alcançando distritos como Autaz Mirim (Areal), Rio Mutuca (São José) e a sede do município. Temas como transição agroecológica, horticultura, preparo de solo, ecoturismo, boas práticas no manuseio de alimentos, atendimento ao cliente, educação ambiental e elaboração de projetos para captação de recursos públicos são abordados de forma prática e acessível para todas as idades.

A coordenadora da operação pelo lado da UFG, professora Rita Nascimento, destaca que “mais do que levar conhecimento técnico, a proposta é construir uma ponte entre a universidade e a realidade local, respeitando os saberes tradicionais e fortalecendo as potencialidades da população”.

A mobilização é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG), o Ministério da Defesa e a Prefeitura de Careiro da Várzea, que vem garantindo toda a estrutura de apoio logístico às ações. “É uma oportunidade única de levar políticas públicas até onde muitas vezes elas não chegam. Estamos recebendo esses jovens com alegria e gratidão”, afirmou o prefeito da cidade.

O Projeto Rondon no Careiro da Várzea se consolida como uma ação de cidadania transformadora, conectando o conhecimento acadêmico com as demandas concretas da Amazônia ribeirinha e oferecendo à população ferramentas reais para melhorar sua qualidade de vida.